1. Tema da aula
“Cultura da Dança Açoriana: Dança típica Araranguaense”
2. Público Alvo
O
plano de aula será desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental,
período vespertino, faixa etária 10/11 anos de idade.
3.Objetivos de Aprendizagem
OBJETIVO GERAL:
Conhecer
parte da cultura de sua cidade, como meio de expressar suas ideias,
interpretar e usufruir as produções culturais típicas açorianas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- · Identificar parte da cultura da cidade de Araranguá;
- Reconhecer a dança típica cultural de sua cidade;
- Produzir o fazer artístico através da dança açoriana;
- Analisar e refletir sobre a cultura local, comparando o passado com o presente;
- Trabalhar a valorização da sensibilidade artística, da ludicidade, da criatividade e da expressão corporal.
4 Justificativa
É de suma importância que as crianças dominem os
conhecimentos de que necessitam para transformarem em cidadãos reconhecidos e
conscientes de seus atos na sociedade. Portanto, isto só será alcançado se nós
educadores oferecermos à criança acesso aos recursos culturais relevantes para
que possa conquistar sua cidadania.
Neste sentido, o propósito
deste plano de aula, é direcionado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental,
que compreendem a faixa etária de 10/11 anos de idade, para apropriação da
cultura local de sua cidade, dando ênfase ao tema:
“Cultura da Dança Açoriana: Dança típica Araranguaense”.
Assim, será trabalhado o fazer artístico e a ludicidade, transformando a aula divertida e instigante, mobilizando as
crianças não somente a conhecer sua cultura como levá-la a busca da reflexão
para tornar-se cidadão participativos e atuante no meio em que vive, inclusive de facilitar ao aluno o manuseio das ferramentas tecnológicas.
5. Metodologia
- Conversas online;
- Explorar e manusear as ferramentas tecnológicas;
- Debates e reflexões no blog sobre a influencia da cultura açoriana em nossa cidade;
6.Suporte online
A atividade será executada através da ferramenta online Blog por facilitar a interação e o diálogo dos alunos. Assim, através do blog o aluno poderá conhecer melhor a cultura de sua cidade, no sentido de orientar a observação, reflexão e participação do aluno.
7. Perspectiva pedagógica dominante
Será a Situada, a qual entende a aprendizagem como prática social, possibilitando a interação com outras pessoas e dialogo cooperativo, onde podem expor diferentes pontos de vista. Essa teoria sofre influência de Lave e Wenger.
8. Vertente e modelo de ensino online
É o modelo mais centrado no estudante. É através desta ferramenta tecnológica (blog) em que o professor e o aluno irão interagir, ou seja, os conteúdos são atrativos e provêm dos próprios participantes sua autoaprendizagem. É um modelo completamente interativo.
9. Referências
Anexos

cade as coisas para ler ?
ResponderExcluir